top of page
DIAGNOSE LOGOTIPO.png

BLOG DIAGNOSE

Buscar

Tuberculose, como prevenir

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

No Brasil, a doença é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A epidemia do HIV e a presença de bacilos resistentes tornam o cenário ainda mais complexo. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.



Quais são os sintomas da tuberculose?

O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigada para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como:

- Febre vespertina

- Sudorese noturna

- Emagrecimento

- Cansaço/fadiga


Como é feito o diagnóstico da tuberculose?

Para o diagnóstico da tuberculose são utilizados os seguintes exames:

Bacteriológicos

- Baciloscopia

- Teste rápido molecular para tuberculose

- Cultura para micobactéria

Por imagem (exame complementar)

- Radiografia de tórax

O diagnóstico clínico pode ser considerado, na impossibilidade de se comprovar a tuberculose por meio de exames laboratoriais. Nesses casos, deve ser associado aos sinais e sintomas o resultado de outros exames complementares, como de imagem e histológicos.

Como prevenir a tuberculose?

A principal maneira de prevenir a tuberculose em crianças é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até 04 anos, 11 meses e 29 dias.


A vacina BCG protege a criança das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea. A vacina está disponível nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde e maternidades.


Outra maneira de prevenir a doença é a avaliação de contatos de pessoas com tuberculose, que permite identificar a Infecção Latente pelo Mycobacterium tuberculosis, o que possibilita prevenir o desenvolvimento de tuberculose ativa. Em outras situações específicas, pessoas que são diagnósticas com a infecção latente da tuberculose também tem indicação de receber tratamento para prevenir o adoecimento. Neste caso, é necessário procurar uma unidade de saúde para avaliação.


Além disso, outra medida de prevenção da doença, é manter ambientes bem ventilados e com entrada da luz solar.


Diagnose, Diferencial em Laboratório de Análises Clínicas.

Quer saber mais? Ligue para nós!

75 3263-2185 ou 75 98197-9341.


Fonte: saude.gov.br



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page